Megadeth



Quando em 1983 foi expulso da banda Metallica (pouco antes de gravarem o primeiro disco Kill'em All) por seu irremediável problema com alcoolismo, Dave Mustaine jurou se vingar montando uma banda melhor e mais pesada que os Metallica (na realidade Dave não foi oficialmente despedido, foi colocado bêbado dentro de um ônibus pelos outros componentes e quando acordou estava do outro lado do país). Mustaine conseguiu, pelo menos em parte, cumprir sua promesa, fundando os Megadeth, uma das melhores e mais influentes bandas de thrash metal da história do rock.
Mustaine montou a primeira versão dos Megadeth com o baixista David Ellefson, o guitarrista Chris Polland e o baterista Gar Samuelson. Com esta formação lançaram já em 1985 o excelente Killing Is My Business And Business Is Good. A aceitação, tanto por parte da crítica quanto do público, foi excelente. O diferencial em relação ao Metallica era bastante claro desde o início, as músicas eram mais rápidas os instrumentais mais técnicos.

Após lançarem Peace Sells But Who's Buying em 1986 Chris Polland e Gar Samuelson foram despedidos da banda banda por Mustaine, sendo substituídos pelo guitarrista Jeff Young e pelo baterista Chuck Behler. So Far So Good So What, lançado em 1988, foi seu álbum de maior sucesso até então, principalmente em virtude da excelente versão thrash metal do hino punk Anarchy In The Uk dos Sex Pistols (transformada em Anarchy In The USA e com algumas mudanças na letra).

A banda porém, desde seu início, passava por problemas sérios de relacionamento, com Mustaine sempre menosprezando a participação dos outros membros e constantemente sofrendo overdoses ou sendo preso por porte de drogas (em uma de suas muitas overdoses foi constatado que Mustaine havia ingerido oito tipos de drogas de uma só vez). Em mais uma de tantas crises na banda Mustaine despediu também Jeff Young e Chuck Behler.

Preso por dirigir sobre efeito de drogas e sendo reincidente Mustaine foi obrigado a se internar em uma clínica de rehabilitação. Após alguns meses declarava-se um novo homem, sóbrio e mais responsável. Reformou a banda, chamando o guitarrista Marty Friedman e o baterista Nick Menza. A nova formação, que dura até os dias de hoje, foi a melhor que já passou pelo Megadeth, Marty Friedman veio a formar com Mustaine uma das mais precisas e respeitadas duplas de guitarristas do thrash.

O novo álbum, Rust In Peace, de 1990, realmente trazia um Megadeth mais adulto e meticuloso em suas composições, o que levou o álbum a ser considerado pela maioria o melhor trabalho da banda (e pela primeira vez um trabalho realmente da banda e não apenas de Dave Mustaine, conforme declarado por ele próprio).

Com Countdown To Extinction, lançado em 1992, a tendência de elaborar o som e as letras se confirmou (inclusive com a banda sendo acusada de se vender e fazer música comercial como é de praxe). Críticas radicais à parte Countdown to Extinction foi um excelente álbum, mostrando uma banda profissional e ótimas composições. Destaque para as letras de Mustaine, várias abordando os problemas com drogas pelos quais havia passado.

Youthanasia, lançado em 1994, manteve o bom nível do álbum anterior, embora não tenha conseguido a mesma repercussão. A eterna rixa entre Megadeth e Metallica (mais precisamente entre Mustaine e Hetfield) também foi encerrada, com o Megadeth e Metallica tocando juntos em alguns shows.

O novo trabalho, Cryptic Writings, foi um álbum de "volta às origens" com músicas que lembram toda a carreira da banda: She-wolf, Trust, Secret Place, Vortex, fff, Almost Honest,The Desintegrators. Graças ao seu novo álbum, se apresentaram no Skol Rock de 1997 ainda com Nick Menza (baterista) ao lado de Queensryche e Whitesnake. Logo após, Nick Menza teve que operar seu joelho em virtude de um cisto que levou a imprensa a divulgar que se tratava de câncer. Sua integração com a banda já não era a mesma e Dave Mustaine juntamente a Dave Ellefson decidiram substituí-lo por Jimmy Degrasso. Degrasso se apresentou com o Megadeth em 1998 no Philips Monsters of Rock (versão nacional). Seu estilo agressivo e técnico se encaixaram perfeitamente ao som da banda, logo foi aclamado pela maioria dos fãs. Antes de tocar bateria nos Megadeth, Degrasso já tinha se apresentado e tocado na banda de Alice Cooper no ano de 1995, e no mesmo ano veio veio ao Philips Monsters of Rock (versão nacional). Antes disso, vale dizer, integrou por algum tempo uma das formações dos Suicidal Tendencies.